Audi A3 e BMW Série 1: cada vez mais parecidos

O primeiro vai receber a quarta geração, o segundo a terceira; o primeiro manter-se-á com tração dianteira, o segundo passa a ter tração às rodas dianteiras. Audi A3 e BMW Série 1 são sérios rivais do Mercedes Classe A e estão cada vez mais parecidos.

A história dos dois carros é diferente.
Certamente a Audi foi peregrina entre as marcas Premium a lançar-se no segmento dos familiares compactos. Quando apareceu, redondinho, muito sensual e apelativo (com desenho de Dirk van Braeckel).
No entanto, em 1996, o Audi A3 deixou o mundo boquiaberto e o sucesso foi imediato tendo já passado por três gerações – 1ª geração entre 1996 e 2003, 2ª geração entre 2003 e 2013 com desenho de Gary Telaak e a 3ª geração entre 2012 e 2019, com desenho de Dany Garand e Markus Gleitz.

Já a BMW andou onze anos a tentar impor o Série 3 Compact, feito com base, numa primeira fase, no Série 3 E30, depois usando a plataforma do Série 3 E36 e, finalmente, a do Série 3 E46. As coisas não correram bem e, finalmente, em 2004 a BMW fez o mesmo que a Audi, e lançou um automóvel dedicado ao segmento, porém, com tração traseira. O que nos carros de segmentos acima é uma vantagem, nos compactos nem por isso.

Fonte: Auto Mais Auto Sport