Hyundai e Porsche investiram em realidade aumentada para o pára-brisas

Solução longe de estar totalmente explorada

Nos últimos anos a tecnologia “Head-Up Display” tem vindo a ser incorporada em cada vez mais marcas e modelos, e consiste na projecção de imagens no pára-brisas ou em elementos transparentes para que algumas informações relevantes fiquem à altura do campo de visão do condutor.

É uma solução interessante, uma vez que não obriga o condutor a tirar os olhos da estrada, mas que está longe de estar totalmente explorada. Mas há uma “start-up” suíça, denominada WayRay, disposta a mudar isso e até já conta com o apoio de gigantes como a Porsche ou a Hyundai.

Esta empresa helvética desenvolve propostas holográficas de realidade aumentada para automóveis e promete soluções diferentes para situações diferentes. Isto é, se estiver num “track day”, num circuito, este sistema poderá mostrar-lhe no pára-brisas parâmetros como o tempo por volta, a volta em que está, zonas de travagem e até a trajectória mais rápida. Contudo, se estiver na cidade, o sistema poderá sinalizar a verde vagas de estacionamento ou sinalizar a vermelho zonas de sentido proibido.

Ao contrário dos sistemas de “Head-Up Display”, este sistema tem uma projecção bastante mais ampla e os objectos projectados não se limitam ao campo de visão do condutor. A ideia que transmite é que estas informações estão mesmo na estrada/pista, à nossa frente, e estão visíveis para o condutor e para o passageiro.

A WayRay, que desde 2012 já reuniu 100 milhões de dólares de empresas como a Porsche, Hyundai ou JWC Kenwood, garante que este sistema é universal e pode ser instalado em qualquer automóvel.

Os planos desta empresa helvética passam por criar uma unidade de produção na Alemanha para materializar todas estas ideias e, mais tarde, adaptar também esta tecnologia para uso doméstico.

Fonte: Record

No comments yet! You be the first to comment.