Lamborghini SC18 é o derradeiro Aventador de estrada

A Squadra Corse decidiu levar para um patamar ainda mais extremo o desportivo transalpino, criando este estupendo Lamborghini SC18 Alston.

Recentemente foi apresentado o “canto do cisne” do Aventador, com o SVJ a obter o recorde de Nurburgring (entretanto recuperado pela Porsche). Mas, afinal, a vida continua, e a Squadra Corse, a divisão de competição da marca. Decidiu elevar este desportivo para novos patamares. Assim nasce o Lamborghini SC18 Alston, o primeiro projeto especial assinado pela Squadra Corse. Mas, mesmo sendo um modelo pensado para performances extremas em pista. Continua a ser legal andar a acelerar loucamente com ele nas estradas públicas (obviamente, seguindo as regras de trânsito…).

Além do visual capaz de assustar qualquer supercarro que veja este insano touro no retrovisor. A aerodinâmica do Aventador foi ainda mais otimizada para o Lamborghini SC18. Algo que se pode comprovar pelos elementos em vermelho na carroçaria deste modelo com altura ao solo de 109mm.

Essas adições estão estrategicamente colocadas em locais onde têm impacto notório na capacidade para rasgar o vento. Como, por exemplo, no capot com entradas de ar que se inspiram no Húracan GT3 Evo de competição. Sendo também dos modelos do SuperTrofeo EVO que são obtidas as lâminas na carroçaria. Saias laterais e entrada de ar superior. E, como a ideia é ir mesmo ao limite da capacidade aerodinâmica. Temos ainda uma enorme asa na traseira, em fibra de carbono e ajustável em três níveis.

Outro destaque é a cobertura do motor, com 12 aberturas bem agressivas, talvez para recordar o número de cilindros do potente propulsor. Já tínhamos referido neste artigo o Aventador SVJ, que equipa um motor de 770cv e 720Nm. É precisamente esse o poder que emana também este V12 6,5L do Lamborghini SC18, canalizado através de uma transmissão de sete velocidades. No ‘Jota’, isso permite atingir os 100km/h em apenas 2,8 segundos, mas esse valor poderá ser melhorado para patamares ainda mais incríveis. Afinal, além dos novos elementos aerodinâmicos, a marca optou por usar uma carroçaria em fibra de carbono e recorreu ainda a outros materiais compósitos, reduzindo o peso do Lamborghini SC18.

Quanto à possibilidade de ver este modelo a andar, isso vai depender de uma coisa. Da vontade do proprietário, pois este foi um projeto singular criado para um cliente da marca, que seguramente ficará bem contente quando receber este estupendo superdesportivo…

Fonte: Turbo.

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