Jonathan Eddolls, principal engenheiro de pista da Toro Rosso revelou que apesar da Toro Rosso ser a equipa mais penalizada do plantel, essas penalizações não significam, em toda a escala, problemas de fiabilidade, já que muitas das vezes as penalizações surgiram na sequência de decisões estratégicas.
É um facto que a Toro Rosso é a equipa que mais mudanças nos componentes da unidade motriz fez. Brendon Hartley e Pierre Gasly viram ser colocados nos seus monolugares oito novos motores, turbos e MGU-H, bem acima do limite de três imposto pela FIA, para a temporada. Ambos excederam igualmente os limites máximos de duas MGU-K, armazenamento de energia e eletrónica de controlo.
Mas, Jonathan Eddolls revela que muitas dessas mudanças foram feitas por razões táticas: “A fiabilidade tem sido relativamente boa. Olhando para o número de penalizações, que é muito alto, não parece que a Honda tenha tido boa fiabilidade.
Mas por vezes mudámos elementos depois de más qualificações, garantindo dessa forma ter elementos melhores para o que se seguia. A fiabilidade chegou e a potência do motor está boa” disse Eddolls.
Que se mostrou agradavelmente surpreso com o progresso da Honda ao longo do ano.
A equipa nipónica introduziu duas grandes atualizações.
Uma no Canadá e outra no Japão: “Houve grande melhoria na potência, especialmente em qualificação”.
Fonte: Auto Sport