Protótipo da Aston Martin poderá atingir os 21 milhões de euros

A RM Sotheby’s anunciou a inclusão do Aston Martin DP215 Grand Touring Competition Prototype de 1963 no seu leillão em Monterey, agendado para 24 e 25 de Agosto no Monterey Conference Center, na Califórnia. O DP215 junta-se ao anteriormente anunciado Ferrari 250 GTO de 1962, para representar o pináculo do desempenho competitivo de cada uma destas marcas lendárias da era dourada do automobilismo.

O DP215 foi a maior conquista do programa de copetição da Aston Martin, aprovado por David Brown em Março de 1963, encomendado directamente por John Wyer, projectado por Ted Cutting e equipado com um motor de Tadek Marek, foi o último automóvel de competição construído pela fábrica da marca britânica. O modelo não era forma alguma um automóvel de estrada convertido, foi a evolução final do programa de competição da Aston Martin e o último dos quatro automóveis “Project Development” de exemplar único, cujo foco era a famosa prova do Circuit de la Sarthe.

Ultra leve, com uma versão de quatro litros do conjunto de motores DP212, aerodinâmica testada em túnel de vento, este exemplar único foi conduzido pelo piloto americano Phil Hill, três vezes vencedor de Le Mans e o primeiro campeão mundial de Fórmula 1 americano, e por Lucien Bianchi, piloto veterano em provas de resistência. O que a dupla alcançou é inacreditável, atingiu os impressionantes 198,6 mph ao longo da famosa Mulsanne Straight, tornando-se o primeiro automóvel a quebrar oficialmente a barreira de 300 km/h em Le Mans.

Ao longo dos anos o DP215 passou pelas mãos de proprietários ilustres e bem documentados, um dos quais contratou Ted Cutting para consultar e aprovar a autenticidade do restauro a que foi submetido. Os actuais proprietários, Neil e Nigel Corner, experientes pilotos de automóveis clássicos, aperfeiçoaram o restauro, devolvendo ao DP215 o seu motor original, o 400/215/1, que havia separado do chassi muito cedo na história deste automóvel.

Alain Squindo, director-executivo da RM Sotheby’s Group, afirmou “Os modelos DP são projectos de competição únicos e pertencem à realeza dos automóveis de competição da Aston Martin. O DP215 é o auge dos projectos desenvolvidos para competição pela equipa Works, o novo proprietário adquirirá um automóvel que além de ser extraordinariamente especial é também o mais capaz de circular à frente de qualquer outro automóvel de competição presente no mercado.”

A RM Sotheby’s estima que o valor da venda do Aston Martin DP215 Grand Touring Competition Prototype se fixe entre os 17 e os 21 milhões de euros.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Fonte: Motor 24

No comments yet! You be the first to comment.