Moretti: Um FIAT 127 para ir à praia

Contruído tendo como base o sempre peculiar Fiat 127 Serie 2, vislumbramos aquele que é, possivelmente, o carro de praia com o melhor design de sempre. Aparentando uma mistura entre um antigo Fiat Jolly e um Volkswagen Thing, este Moretti Midimaxi foi construído puramente para providenciar alegria ao seu proprietário.
Tentemos olhar para este “patinho feio” e imaginar a experiência perfeita de cabelos ao vento que advém da condução com o para-brisas na sua posição inferior.

Em casa tanto na Riviera Francesa como no Passadiço de Santa Cruz, podemos afirmar com certeza que este pequeno ex-Fiat se sentirá em casa em qualquer vicissitude de um grande corpo de água.

Ao nível estrutural, apesar de a Moretti ter mantido a mecânica original do Fiat, substituiu toda a carroçaria por componentes angulares e um sistema modular de cobertura à medida. Aparenta também manter o capô, grelha, para-choques, e faróis do 127. Outro ponto de relevo será a inclusão de uma capota bimodal, assim como de uma “hard top” com dobradiças de fixação em 3 lados, o que fornece ao automóvel uma grande utilidade e aplicabilidade, até com a capota colocada. Os vidros são também de montagem directa às portas, pelo que podem ser removidos.

Tal como com grande parte dos veículos Fiat desta era, a simplicidade é o nome de ordem. Usando um motor de válvulas overhead de 903 centímetros cúbicos com um único carburador e uma caixa de 4 velocidades, ao nível motriz não se verifica nada de muito complexo, devendo também destacar-se a fácil obtenção de quaisquer componentes de substituição. Na boa da verdade, se ponderarmos os automóveis da época, este não deverá dar mais “problemas” do que qualquer outro.

Este exemplar em particular sobre o qual nos debruçamos, foi retido pela Moretti durante vários anos, tendo sido construído apenas com propósito de demonstração, sendo ultimamente vendido em 1982. Após cerca de 64.000 quilómetros percorridos, o pequeno Midimaxi foi colocado num armazém no final da década de ’80.

Em teoria estará em condições quase perfeitas, como podemos constatar pelas fotografias, devendo ainda relatar-se que foram colocados novos pneus, espelhos, e novos cromados. Foi também colocado um volante Ferrero com uma buzina a apresentar o símbolo da Moretti.
Foram feitos pouco mais de 200 destes pequenos automóveis (que não se confunda com o Moretti Minimaxi com base em Fiat 500), portanto se tem uma casa de praia neste nosso jardim à beira-mar plantado, e está à procura de algo motorizado a condizer, esta é uma boa opção.

Fonte: Motor 24

No comments yet! You be the first to comment.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *