O Volvo Tundra é um protótipo de três portas desenhado e construído pela Carrozzeria Bertone em 1979, com um estilo muito próprio que Gandini adorava, tejadilho “flutuante”, faróis escamoteáveis e uma grelha desfasada do centro.
A história deste modelo começa quando a Volvo pediu à Bertone para desenvolver um modelo para substituir o 343, e que recentemente tinha criado o lindíssimo Volvo 262C Coupe. Marcello Gandini, com base no Volvo 343, criou o Tundra, um automóvel prático e ao mesmo tempo futurista.
Guardou o projecto e posteriormente vendeu-o à Citroën que o transformou no Citroën BX, após acrescentar mais portas e modificar alguns elementos.
Transformando-o num bestseller com 2,3 milhões de unidades vendidas durante os 12 anos de produção.
O Volvo Tundra era um automóvel bastante moderno, para os padrões da altura, o painel de instrumentos digital.
Os bancos com um design diferente. E apesar de o modelo ser baseado no 343, ter motor e até estar numa fase avançada para um protótipo.
Nunca foi feito nenhum teste ao automóvel pela imprensa para confirmar as suas virtudes e defeitos.
Fonte: Motor 24