“Qualidade dos carros é melhor na China que na Europa”

A afirmação é de um dos mais altos responsáveis da Volvo, que considerou que é o excessivo recurso à automação o motivo porque a qualidade dos carros é melhor na China que na Europa

Ainda atualmente continua a existir alguma desconfiança relativamente ao ‘Made in China’, mas aparentemente a Volvo não partilha da ideia de que apenas saem produtos low-cost do gigante asiático. Segundo o Vice-Presidente de Design da marca sueca (propriedade da chinesa Geely), Robin Page, de momento acontece precisamente o oposto e a qualidade dos carros é melhor na China que na Europa. Estas foram as palavras deste alto responsável, que aponta o excessivo recurso a máquinas por parte dos fabricantes no Velho Continente como motivo para essa discrepância encontrada, pois na China é possível controlar de forma mais apertada e exigente o fabrico graças aos funcionários nas linhas de montagem.

 

Desde 2014, com o S60, que a Volvo tem vindo a apostar no Império do Meio para o fabrico de alguns modelos. Outro exemplo é o fabrico do S90, alocado a esta região desde 2016. E com bons resultados, afirma Robin Page, pois este responsável afirma que “estamos a descobrir que, na verdade, a qualidade dos carros é melhor na China que na Europa. Estavam todos preocupados com a qualidade mas, assim que começaram [a produção], a qualidade até era mais alta que na Europa”. Isto ajuda a explicar a escolha deste local para o fabrico dos Lynk &Co e futuros Volvo elétricos.

A forma como os carros são produzidos quase desde início ao fim por máquinas e sem o recurso à minúcia e atenção ao detalhe dos seres humanos é considerada a razão da diferença, explica este alto quadro do design da Volvo. “Para ser honesto, se falarmos com os funcionários de produção na Europa, eles colocam tanta automação no processo que não existem ajustes manuais. [Na China] eles têm mais pessoas, menos automação. O que oferece a possibilidade de ser mais apertado nas tolerâncias… e fazer ajustes mais refinados”.

 

Fonte: Turbo

No comments yet! You be the first to comment.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *