Para a eleição do melhor motor do ano, o júri que preside ao International Engine of the Year Award (IEOTY Awards) leva tudo em conta, da potência à forma como distribui o binário, passando pelo consumo, sofisticação técnica e inovação. É um cocktail complexo, mas tradicionalmente aponta para excelentes unidades motrizes, aceites de forma relativamente unânime. E nem só de motores a gasolina e diesel vive o concurso, pois as unidades eléctricas não foram esquecidas, sendo igualmente apurado quem mais se distinguiu nesta área.
A posição mais desejada, ou seja, a primeira em termos absolutos, foi pertença do fabricante que já tinha ganho em 2017, a Ferrari. O motor 3.9 V8 Biturbo, que foi distinguido anteriormente quando montado no 488 GTB, onde debitava 670 cv e 760 Nm de binário, viu ser-lhe atribuído novamente este ano o galardão do “Melhor Motor do Ano 2018”, ao elevar ainda mais a potência, para 720 cv às 8.000 rpm.

Segundo Dean Slavnich, co-chairman do IEOTY Awards, este bloco “já era um exemplo quase perfeito de um motor sobrealimentado de alta potência, mas com a evolução de que beneficiou para ser montado no 488 Pista, aquele que já era o melhor motor do mundo tornou-se ainda melhor”. Não contente com esta ode ao motor da Ferrari, Slavnich fez ainda questão de especificar os motivos que levaram o motor italiano a apaixonar os jurados: “Não tem atraso na resposta do turbo, a potência chega de forma progressiva, aceleração emocionante, “gritar” furioso e muita potência.”
Ao conquistar o título mais cobiçado, a Ferrari ficou à frente da Porsche, mas conquistou igualmente a terceira posição, com o enorme 6.5 V12. Mas o mais interessante é que o 4º classificado na categoria principal não queima gasolina nem gasóleo. Trata-se da motorização da Tesla, distinção perfeitamente justificada, mais que não seja por conseguir bater mesmo os carros que estão à sua frente num arranque de 0-100 km/h. Os pequenos motores 1.0 TSI da Volkswagen e 1.5 da BMW encerraram o ranking do top 6, exímios no peso e economia.
Abaixo encontra a lista dos vencedores à geral e nas diferentes categorias:
Melhor motor do ano 2018
- Ferrari 3.9 V8 Biturbo – 486 pontos
- Porsche 3.0 H6 Turbo – 198 pontos
- Ferrari 6.5 V12 – 158 pontos
- Tesla Eléctrico (Model S, X e 3) – 149 pontos
- Volkswagen 999 cc Turbo 3 cilindros
- BMW 1.5 litros híbrido – 138 pontos
Melhor motor desportivo
- Ferrari 3.9 V8 biturbo
- Porsche 4.0 H6
- Ferrari 6.5 V12
- Mercedes-AMG 4.0 V8 biturbo
- Audi 5.2 V10
- BMW M 4.4 V8 biturbo
Melhor novo motor
- Ferrari 6.5 V12
- BMW M 4.4 V8 biturbo
- Mercedes-Benz 3.0 V6 48V Biturbo
- Porsche 4.0 V8 Turbo Híbrido
- Audi 2.9 V6 TFSI
- McLaren 4.0 V8 Biturbo
Melhor motor “verde”
- Tesla Eléctrico (Model S, X e 3)
- BMW 1.5 litros 3 cilindros híbrido
- BMW Eléctrico (i3 e i3S)
- General Motors Eléctrico (Bolt e Ampera-e)
- Volvo 2.0 Turbo e Compressor Volumétrico Híbrido
- Renault-Nissan Eléctricos
Melhor motor eléctrico
- Tesla Eléctrico (Model S, X e 3)
- BMW Eléctrico (i3 e i3S)
- General Motors Eléctrico (Bolt e Ampera-e)
- Renault-Nissan Eléctricos
- Volkswagen Eléctricos
- Hyundai-Kia Eléctricos
Melhor motor até 1.000 cc
- Volkswagen 999 cc 3 cilindros Turbo
- Ford 1.0 Turbo 3 cilindros
- BMW 647cc 2 cilindros (para range-extender i3 REX)
- Honda 988cc Turbo 3 cilindros
- Renault-Nissan 898cc Turbo 3 cilindros
- General Motors 999cc Turbo 3 cilindros
Melhor motor entre 1.000 a 1.400 cc
- PSA Peugeot Citroën 1.2 Turbo 3 cilindros
- Volkswagen 1.4 litros TFSI ACT
- Volkswagen 1.4 litros TFSI
- Volkswagen 1.4 litros TFSI Híbrido (Passat e Golf GTE)
- Toyota 1.2 litros Turbo (Auris e CH-R)
- Fiat Chrysler 1.4 litros Turbo MultiAir
Melhor motor entre 1.400 e 1.800 cc
- BMW 1.5 litros Turbo 3 cilindros Híbrido
- BMW 1.5 litros Turbo 3 cilindros
- Volkswagen 1.5 litros Turbo TFSI Evo
- Audi 1.8 litros Turbo TFSI
- Honda 1.5 litros Turbo
- Toyota/Lexus 1.8 litros Híbrido
Melhor motor entre 1.800 e 2.000 cc
- Porsche 2.0 litros Turbo
- Mercedes-AMG 2.0 litros Turbo
- Honda 2.0 litros Turbo
- Audi 2.0 litros Turbo TFSI
- BMW 2.0 litros Biturbo
- Volvo 2.0 litros Turbo e Compressor Volumétrico
Melhor motor entre 2.000 e 2.500 cc
- Audi 2.5 litros 5 cilindros Turbo
- Porsche 2.5 Turbo
- Ford 2.3 litros Turbo
- Toyota/Lexus 2.4 litros Híbrido
- Mercedes-Benz 2.1 litros CDI
- Subaru 2.5 litros Turbo
Melhor motor entre 3.000 e 4.000 cc
- Ferrari 3.9 V8 Biturbo
- Mercedes-AMG 4.0 V8 Biturbo
- Porsche 4.0 H6
- Porsche 3.8 Turbo H6
- McLaren 4.0 V8 Biturbo
- Audi/Bentley 4.0 V8 Tri-Turbo TDI
Melhor motor acima de 4.000 cc
- Ferrari 6.5 V12
- Audi 5.2 V10
- BMW M 4.4 V8 Biturbo
- Lamborghini 6.5 V12
- Ferrari 6.3 V12
- Jaguar Land Rover 5 V8 Compressor Volumétrico
Fonte: Observador.