Está, por fim, a chegar ao mercado aquela que poderá ser considerada a versão mais radical do Audi R8 e a que mais se aproxima dos modelos que vêm conquistando inúmeras vitórias nas pistas um pouco por todo o Mundo: o Audi R8 V10 RWS, significando esta última sigla “Rear Wheel Series“. Ou seja, ao contrário dos restantes Audi R8, que contam com o sistema quattro de tracção integral, o “RWS” tem apenas tracção traseira!

A vantagem de tracção traseira vê-se também na balança, com esta série “RWS” a ser 50 kg mais leve que o normal R8 V10, pesando 1590 kg o Coupé e 1680 kg o Spyder, ambos com distribuição de peso de 41:59 entre os eixos. O menor peso e a elevada potência permitem que o Coupé atinja os 100 km/h em escassos 3,7 s (mais 0,1 s para o Spyder), chegando aos 320 km/h (318 km/h o Spyder).
Por se saber que um carro destes com 540 cv e tracção traseira é um convite irresistível aos amantes do “drift”, a Audi tratou de afinar a suspensão e as ajudas electrónicas de forma a permitir que a traseira deslize com facilidade mas sempre sob controlo, desde que se seleccione o modo “dynamic” no botão do Audi drive select.
Os Audi R8 só de tracção traseira (RWS) serão feitos numa série especial de apenas 999 unidades, com uma placa numerada no “tablier”. Os bancos desportivos são em pela e alcantara mas, em opção, o R8 poderá receber verdadeiras “bacquets” de competição. Outra referência ao mundo das corridas é a opção decorativa de ter a banda longitudinal vermelhar, do “capot” à parte traseira, passando pelo tejadilho.